Cotar,
negociar, homologar e fechar. Pronto!
Orientar
os fornecedores quanto as normas e procedimentos da
empresa e nunca mais terei problemas com eles. Certo? Errado! A homologação é
apenas o inicio de um longo processo na Gestão dos seus parceiros e a ISO 9001
é clara e mandatória:
“ 7.4.1 – Processo de Aquisição – A organização deve assegurar que o produto adquirido está conforme
com os requisitos especificados de aquisição. O tipo e a extensão do controle
aplicado ao fornecedor e ao produto adquirido devem depender do efeito do
produto adquirido na realização subsequente do produto ou no produto final.
A
organização deve avaliar e selecionar fornecedores com base na sua capacidade
de fornecer produto de acordo com os requisitos da organização. Critérios para
a seleção, a avaliação e reavaliação devem ser estabelecidos. Devem ser
mantidos registros dos resultados das avaliações e de quaisquer ações
necessárias, oriundas da avaliação.”
Ou seja: Para garantir um atendimento
eficiente a seus clientes, se faz necessário comprar materiais de qualidade.
É aplicável a todo fornecedor de
materiais que venham a impactar no resultado final do produto a gestão do
fornecimento com PDCA.
Para isso precisamos criar uma
rotina da qual possamos otimizar a relação com nossos fornecedores, acompanhar
seu desempenho e criar possibilidades de atender com eficiência as necessidades
da empresa.
Alinhe as etapas para gerenciar este
processo:
Plan(Planejamento): Avalie se a empresa possui gestão da qualidade, estabeleça a
missão, visão e objetivos. Trace diretrizes e metodologias para atingir as
metas.
Do(Execução): Conheça a capacidade do fornecedor e descubra informações para que
você possa criar indicadores com dados relevantes para execução das atividades.
Se necessário, agende uma visita para essa avaliação.
Check(Verificação): Crie procedimentos de inspeção no recebimento, monitorando e
confrontando periodicamente os resultados, avalie a eficácia dos planos de ação
com informações dos indicadores conforme determinado no planejamento e
identifique possíveis falhas.
Act(Ação): Registre as ocorrências, corrija as falhas e crie planos de ação
para melhorar o sistema e a qualidade e tornar eficiente o processo.
Esse ato de “registrar” na nova
versão, passa a ser tratado como “informação documentada” e como novidade nesta
nova versão, o gerenciamento de fornecedores terá a “análise de risco”, que
poderá ser incorporada no planejamento.
É interessante que você já comece a
se familiarizar com as atualizações e discuta com seus fornecedores novas
diretrizes em busca da conscientização, avaliação dos riscos e criação de
e oportunidades de melhorias para atender as necessidades de forma
eficiente.
Esse é a melhor caminho para
fortalecer as parcerias e garantir a satisfação do seu cliente.