quarta-feira, 13 de agosto de 2014

7 PASSOS PARA USAR O TEMPO A SEU FAVOR.





É comum ouvir a frase: “Eu não tenho tempo”. Será mesmo? 

Principalmente no trabalho, saber utilizar o tempo a seu favor é um grande diferencial. Além de evitar horas extras, você consegue apresentar os resultados necessários com qualidade.

Para te ajudar, o Universo Jatobá conversou com Ricardo Barbosa, da Innovia Training & Consulting, que dá dicas preciosas para você utilizar as 24 horas do dia com qualidade de vida. Confira:

  • 1 . Liberte-se de elementos eletrônicos que tirem o foco do trabalho, como chats, redes sociais, skype, messengers, curiosidades. Reserve um tempo no seu dia para cuidar dos seus e-mails e relacionamentos, mas não permaneça 100% do tempo conectado;
    • 2 . Faça uma lista de todas as tarefas do dia e ordene suas realizações, fazendo-as na sequência estabelecida e dando o devido foco a cada uma delas. Estar preocupados com muitas coisas faz com que não façamos nenhuma ação adequadamente;
      • 3 . Evite se comprometer com mais do que suporta. Para parecerem produtivos, muitos profissionais acumulam várias obrigações e desejam resolver tudo. Saiba que cada um tem seu escopo de trabalho e é pago para isso;
        • 4 . Evite levar problemas pessoais para a empresa. Muitas vezes, isso é impossível, mas evite que eles impactem pesadamente nos resultados do trabalho para não ter retrabalho ou prejuízos muito maiores;
        • 5 . Se motive e faça sempre o melhor. Muitos não buscam fazer um trabalho diferenciado, criando um ciclo vicioso no qual a acomodação gera desmotivação
          • 6 . Não deixe para depois! Por mais que seja convidativa, a procrastinação gera acumulo de serviços. Pode parecer que não haverá problemas, mas pode ter certeza que o resultado não será positivo;
            • 7 . O descanso é fundamental. Temos que, cada vez mais, exercer o famoso ócio criativo. Separe suas atividades em: Crises (importante e urgente), Urgências (urgente, mas não importante), Planejamento (importante, mas não urgente) e Rotina (nem importante e nem urgente).