Muitas empresas atualmente não percebem a
importância da documentação da sua infraestrutura de T.I., tal como a
padronização dos processos de atendimento e das atividades técnicas de
periodicidade diária, semanal, quinzenal, mensal e anual.
As rotinas do departamento de T.I. das empresas são
bastante extensas e, sem padronização, toda a infra-estrutura se torna
desorganizada e fragmentada, gerando obviamente re-trabalho e perda de tempo.
Para ilustrar melhor este cenário, basta observar que a maioria das empresas
atualmente não possuem um procedimento interno definido para os casos em que um
funcionário ao ser demitido, imediatamente o departamento de RH informe ao de
T.I. para realizar o bloqueio imediato da senha da rede, e-mails, sistemas e
acesso remoto à empresa. Isso é grave e gera um enorme risco de vazamento de
informações ou situações de risco para a empresa quando há funcionário
mal-intencionado.
Por outro lado, a documentação técnica do ambiente
de T.I. também é de extrema importância, uma vez que uma mudança de equipe ou
um simples pedido de demissão do técnico de informática pode se tornar um
enorme desafio. Isso ocorre porque o novo profissional que assumir o
departamento de T.I. precisará dar continuidade às atividades e rotinas de T.I.
e, sem saber como está o ambiente atual de maneira detalhada, certamente a
continuidade das atividades com qualidade e organização ficará prejudicada.
Nós da “Expert in BPM & BPMN” temos larga
experiência na documentação técnica de qualquer tipo de ambiente de informática,
onde conseguimos diagnosticar, extrair e padronizar informações como:
- Implantação de contratos de
sigilo com os funcionários para proteger a empresa contra vazamento de
informações
- Documentação de todo
ambiente de T.I. da empresa e seus recursos existentes aonde está, o que e
como está configurado
- Padronização de todas as
rotinas e atividades da área de T.I
- Aplicação de políticas de
uso da rede e internet da empresa
- Definição de políticas de
segurança e uso das informações