Cada vez mais, o Business Process Management, mais sido conhecido pela sigla de BPM e assume uma importância decisiva no cotidiano das grandes empresas. Iniciativas de BPM propõe às organizações avaliar seus processos para atingir a excelência operacional e construir uma organização mais ágile com uma visão mais inovadora e competitiva.
Para se ter uma ideia de sua importância, a décima edição da Conferência anual de tecnologias empresariais, em São Paulo, organizada pela Gartner, uma das maiores consultorias do mundo, será focada em BPM. Diferentemente das disciplinas de gestão de processos do passado, a BPM é focada na visibilidade, a atribuição de responsabilidades e a capacidade de adaptação dos processos como novas medidas para atingir a excelência operacional e assim os objetivos da empresa.
A BPM torna-se fundamental para a gestão de processos de todas as empresas quando sabemos que apenas 20% dos processos são estruturados e visíveis, enquanto os outros 80% estão “encobertos” com a oportunidade de se tornarem diferenciais de negócio.