As organizações entregam valor aos seus clientes e outras partes interessadas através de seus processos de negócio. Não há outra maneira. As áreas funcionais sozinhas não conseguem entregar tal valor. BPM é uma filosofia de gerenciamento holística, que facilita a entrega de produtos e serviços de forma sustentável e benéfica para todos os envolvidos. Adicionalmente, toda organização executa seu direcionamento estratégico através de processos de negócio. A seqüência da estratégia à execução possui as seguintes características:
- Organizações existem para entregar valor aos clientes e partes interessadas. Isto é definido por sua estratégia;
- Elas fazem isso através de uma série de atividades coordenadas que permeiam diversos elementos funcionais da organização. Isto é um processo;
- Faz sentido otimizar esses processos a fim de satisfazer as necessidades dos clientes e outras partes interessadas. Isto é melhoria de processos;
- Ao assumir uma visão coordenada do desempenho de todos os processos pelos quais uma organização entrega valor, otimiza-se o desempenho global. Isto é gestão dos processos;
- A gestão de processos permite que as organizações foquem em processos que criam a diferenciação no mercado descrita pela estratégia. Isto é execução.
A verdadeira agilidade organizacional e desempenho ideal vêm do profundo entendimento dos processos que entregam valor. Uma ampla competência organizacional em BPM é uma vantagem poderosa para aquelas organizações que aprendem a executar efetivamente o gerenciamento baseado em processos.