quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Planilha de tomada de decisão - DMN

Tomar uma decisão importante pode ser uma grande dor de cabeça: Qual a melhor opção? Será que vai dar certo? A escolha foi correta? Para dar mais objetividade à decisão e diminuir as incertezas é possível utilizar algumas técnicas, como lista de prós e contras, matriz GUT, e análise de critérios.

Hoje trago para vocês uma planilha baseada na que vi nesse site: idea-sandbox. A idéia é comparar cada alternativa para uma decisão de acordo com uma série de critérios. Cada pessoa tem seus próprios critérios, não é mesmo? Por exemplo, para algumas pessoas é importante que um carro tenha um tocador de DVD, enquanto outras fazem questão de analisar o torque do motor, quantidade de air-bags, e assim por diante.


A planilha funciona assim: Você define os critérios e diz qual a importância deles em uma nota de 1 a 3: 1) Razoavelmente importante; 2) Importante; 3) Muito importante. Se o critério não for importante ele não entra na tabela, ok?


Em seguida, você define cada opção que está sendo considerada. Por exemplo: os carros que você pensa em comprar, as opções de investimento, o destino das próximas férias, etc.



Por último, você vai dizer quão bem as opções satisfazem cada critério: 0) Não satisfaz; 1) Satisfaz, mas não muito bem; 2) Satisfaz bem; 3) Satisfaz muito bem.


Com essa informação, a planilha vai calcular a nota de cada opção e destacar aquela que tiver a maior nota. Confira no exemplo abaixo uma tomada de decisão para compra de carro. Nesse exemplo, a opção que se mostrou a melhor decisão foi a Opção 2.


As escalas de 1 a 3 e de 0 a 3 usadas na planilha são apenas uma sugestão, você pode usar a escala que preferir. Por exemplo, usar valores de 1 a 3 para a importância do critério e de 0 a 10 para a nota de cada opção.


Vale lembrar que a planilha é apenas uma ferramenta para auxiliar a tomada de decisão. No fim das contas cabe ao ser humano usar seu bom senso e sua experiência para escolher a melhor alternativa