terça-feira, 23 de agosto de 2016

Mapeamento de Processos e Aprendizagem Organizacional



Hoje, as organizações diante de um contexto de pressões econômicas, tecnológicas, sociais e ambientais, precisam buscar dentro de um ciclo constante, inúmeras formas para manterem-se vivas e com diferenciais competitivos. Diante deste cenário turbulento, os componentes qualidade, preço e prazo que antes eram diferenciais competitivos, hoje, não passam de aspectos de sobrevivência.

Diante deste cenário atual e altamente competitivo em qualidade e informação as organizações se vêem obrigadas a se reestruturarem para que os produtos e serviços possam ser ofertados dentro de um alto padrão de qualidade, atendendo assim, as exigentes demandas do mercado. Para tanto, várias são as técnicas, metodologias e tecnologias que podem auxiliar as organizações a atenderem todas as suas demandas de forma otimizada, e, conseqüentemente alcançarem os seus objetivos traçados.

Um dos instrumentos administrativos, que desde os anos 90 vem despertando um grande interesse por parte dos executivos das organizações, é a administração de processos. Hoje, esta ferramenta, torna-se imprescindível diante da qualidade, informação e mudança da estrutura organizacional.

O estudo dos processos de uma organização de forma sistematizada pode norteá-la não apenas para inovação e mudança, mas, para novos modelos organizacionais mais leves e flexíveis. A constante reavaliação da sua estrutura, dos processos e ferramentas de controle tornam uma organização mais competitiva que é uma característica fundamental para enfrentar as crescentes complexidades do ambiente.
Segundo Harrington, (1993), "processo é qualquer atividade que recebe uma entrada, agrega-lhe valor e gera uma saída para um cliente interno ou externo".
Para Hammer e Champy, (1994), "... define-se um processo empresarial como um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada e que cria uma saída de valor para o cliente."
Juran (1992) conceitua processo como: "... uma série sistemática de ações dirigidas à realização de uma meta."

Segundo Oliveira (2006):
...processo é um conjunto estruturado de atividades seqüenciais que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar as necessidades e as expectativas dos clientes externos e internos da empresa.
Um processo para Davenport (1994) seria uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com começo, um fim, inputs e outputs, claramente identificados. Já Chiavenato (2004), o define como meios pelos quais se pode alcançar resultados (fins). Um processo é qualquer atividade que utiliza recursos para transformar insumos em produtos. Essa abordagem facilita a integração das áreas, minimizando a descontinuidade do fluxo de trabalho. Para a equipe do Centro de Ciências da Coordenação do MIT, processos são seqüências semi-repetitivas de eventos que geralmente estão distribuídas de forma ampla no tempo e espaço. Assim, cada etapa de um processo deve agregar valor para o cliente, caso contrário pode gerar desperdício de esforços dispêndio para um resultado negativo e redução de competitividade.
Os processos evoluem ao longo de sua vida, pois, no ato de sua criação visam um determinado resultado específico, de acordo com as demandas de clientes, sendo claros e simples. Com o passar do tempo sofrem mudanças e refinamentos causados por fatores organizacionais e mercadológicos que levam um processo a um determinado grau de maturidade, porém, ocasionam a perda de eficácia. Se esta evolução ou maturidade for detectada em tempo hábil, o gestos intervêm e propõe o redesenho de processos que significa devolver a eficácia ao mesmo.