Vamos compartilhar algumas informações dos nossos amigos da SoftExpert.
Saiba mais: http://www.softexpert.com.br/gestao-processos-negocio.php
Como o BPMS tem atuado:
O BPMS surgiu a partir de um desejo de automatizar os processos de negócio tradicionais onde a criação, a operação e a gestão manual de “workflow” tornaram-se demasiadamente pesadas.
Os primeiros sistemas de “workflow” possuíam uma interface básica da lista de tarefas para mover o trabalho em torno da organização, mas exigiam uma série de customizações para se integrar com outras aplicações.
Os fornecedores de Sistemas de Gerenciamento de Documentos (GED) começaram a integrar o “workflow” em suas suítes de software, mas a mesma suíte limitava os processos definidos dentro dela e não permitiam modelar ou monitorar para além desse ambiente.
Os aplicativos de integração ajudaram a aliviar essas limitações, mas deixavam os projetos de BPM com os custos altíssimos.
O surgimento de Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) foi uma bênção para o BPM, permitindo funcionalidades com “webservices” para serem integradas em atividades de processo sem esforço significativo. Deixando as listas de tarefas serem integradas em páginas web, portais e aplicações com relativa facilidade.