terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Dicas para gerenciar seu tempo em 2016


“A vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais, desperdiçando o tempo”
Victor Hugo -
Tempo é uma moeda valiosa no atual cenário profissional e até mesmo pessoal. Saber gerenciá-lo é um desafio diário que requer estratégias, ferramentas e disciplina. Para administrar o tempo devemos não somente organizar ‘o que iremos fazer’ mas também ‘como fazer’ e, dessa forma, executar cada atividade de forma eficaz e dentro do prazo necessário. 
Confira algumas dicas que podem te ajudar nesse novo ano. 
1. Tenha uma agenda: seja virtual ou até mesmo um caderninho, as anotações são lembretes importantes no gerenciamento. E, quanto mais organizada sua vida pessoal, mais fácil será administrar o restante.
2. Faça uma lista das prioridades: a lista permite delimitar as atividades mais difíceis dentre as mais fáceis. A sugestão é iniciar as mais complicadas, assim quando estiver cansado pode ir fazer uma atividade mais fácil, que você já tem habilidade. Quando concluir risque o item da sua lista, isso trará uma enorme satisfação. 
3. Organize sua mesa ou seu local de mais utilização: com seus materiais diários devidamente organizados, você não perderá tempo procurando. A mesma dica também para seus arquivos digitais, nomeie os documentos e agrupe os similares em pastas, pois facilitará no caso de pesquisar.
4. Evite filas: as tecnologias existem para nos ajudar a ganhar tempo. Quanto mais atividades você puder resolver pela internet (email, site) ou telefone, o faça, assim você evita desgaste físico e consegue se concentrar no trabalho ou no laser. 
5. Descanse: planeje intervalos e momentos com a família ou amigos. Descansar a mente e o corpo faz toda a diferença no cumprimento das atividades diárias. Além de qualidade de vida, recarregar as energias é uma técnica infalível para o gerenciamento do tempo.
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1 Andréia de Lima Brito