quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

A Busca Pela Eficiência Através da Melhoria Contínua - Ciclo PDCA


O ambiente extremamente competitivo em que as empresas estão inseridas, com o crescente aumento da concorrência, vem provocando profundas transformações nos seus sistemas produtivos. Há pouco tempo atrás as empresas operavam em um modelos de alto volume de produção, a fim de atender um a um mercado que estava em expansão.  Porém, a medida que a oferta de produtos e serviços passou a superar a procura, as empresas precisaram se adequar.

Da padronização de produtos e serviços, produção em grandes lotes e em alto volume, as empresas encontraram a necessidade de grande flexibilidade, alta exigência quanto à qualidade e preços baixos.  Atualmente é necessário oferecer vários modelos de produtos e serviços, que atendam às expectativas dos clientes e em curto espaço de tempo. Dessa forma, a produção precisa buscar a máxima eficiência através do aumento da qualidade e evitando ao máximo desperdícios.

A busca pela eficiência está atrelada a redução sistemática e contínua das atividades que não agregam valor aos produtos/serviços, eliminando qualquer desperdício no processo produtivo. As empresas precisam concentrar seus esforços na busca constante pela melhoria de suas atividades e na gestão de seus processos.

É preciso exercer o controle sobre os seus processos, avaliar o desempenho de suas atividades e responder rapidamente as necessidades de intervenção, correção e implementação de melhorias. No processo de melhoria contínua, a eliminação dos desperdícios é fundamental, seja pela eliminação de atividades que não agregam valor ou através da melhoria daquelas que não agregam valor, mas são imprescindíveis à produção.

A busca pela melhoria contínua faz com que as empresas alcancem altos níveis de eficiência e eficácia, ganhando espaço no mercado e tornando-se cada vez mais competitivas. Essa é uma atividade incessante, uma vez que sempre há o que aprimorar. É preciso superar a atitude de acomodamento diante do ambiente de trabalho da empresa, tão comum ainda nas empresas.