Sabemos que o controle é uma das
principais funções administrativas, possuindo uma participação vital que afeta
a organização em todas as suas esferas, desde o nível estratégico até o nível
operacional. É com o controle e a mensuração que o empreendedor pode verificar
se as metas e os objetivos estabelecidos durante o planejamento estratégico
estão sendo seguidos, além, é claro, de conseguir visualizar melhor se todos os
processos implementados realmente são eficazes.
Acontece que, em cada área de
negócios, determinados indicadores específicos precisam ser usados para obter
os melhores resultados, de modo a otimizar ao máximo a utilização de todos os
recursos do empreendimento. Na área de Tecnologia da Informação (TI), por
exemplo, não é muito diferente. Por isso, resolvemos trazer, nesse post, os 3
principais tipos de indicadores para serem aplicados na sua empresa de TI.
Confira logo a seguir!
Produtividade
Indicadores de
eficiência: evitando desperdícios
Todos os indicadores criados para
medir a eficiência terão como foco principal a avaliação dos processos mantidos
pela empresa. São, portanto, indicadores internos, com a finalidade de medir a
proporção de recursos consumidos com relação à saída de processos.
Simplificando, é verificar como se pode fazer mais, com menos, evitando
desperdícios no processo.
É fundamental verificar, por exemplo, quanto um processo deveria custar em um plano ideal, para saber como a sua empresa está lidando com os recursos disponíveis. Com essas informações, o empreendedor poderá fazer uma gestão estratégica de custos, que nada mais é do que o estabelecimento de normas, padrões e procedimentos para tornar todo o processo menos oneroso.
É fundamental verificar, por exemplo, quanto um processo deveria custar em um plano ideal, para saber como a sua empresa está lidando com os recursos disponíveis. Com essas informações, o empreendedor poderá fazer uma gestão estratégica de custos, que nada mais é do que o estabelecimento de normas, padrões e procedimentos para tornar todo o processo menos oneroso.
Qualidade
Indicadores de
eficácia: foco nos resultados
Esse é o primeiro indicador focado para
a avaliação de resultados. Quando nos referimos a eficácia, estamos falando se
as metas e os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico e tático
foram cumpridas dentro do prazo estabelecido. Quer um exemplo? Sua empresa
pretende oferecer um serviço novo, antes da concorrência, para atender as
necessidades de um determinado público (objetivo). Para isso, pretende investir
em pesquisa e treinamento (metas).
Se a sua empresa conseguiu completar
todas as metas e, ao final, entregar o resultado esperado, ela estará agindo
com eficácia, ou seja, as ações planejadas foram concluídas com sucesso.
Evidentemente, para cada tipo de projeto, determinados indicadores específicos
precisarão ser traçados, principalmente se a sua empresa atua com SaaS (Software
as Service), que envolve ainda os testes.
Impacto
Indicadores de
efetividade: indo além dos resultados
Por fim, devemos ainda estabelecer
indicadores relacionados à efetividade, cujo foco também se dará sobre os
resultados. Acontece que, diferente da eficácia, nesse caso teremos que
estabelecer indicadores com outra perspectiva, que não é somente o atendimento
de metas e objetivos. Aqui, estaríamos verificando qual foi o real impacto das
medidas definidas no planejamento.
Se pegarmos o exemplo anterior como
referência, teríamos que pensar nos seguintes aspectos: com a oferta do novo
serviço, meu público ficou mais satisfeito? Consegui prospectar mais? Houve
alguma diferença significativa na qualidade do serviço prestado? Em outras
palavras, não basta realizar com sucesso todas as tarefas pré-estabelecidas,
como também avaliar se essa medida realmente atingiu o seu público da maneira
esperada.