BPM está correlacionado aos aspectos principais da operação do negócio e apresenta grande potencial para agregação de valor e alavancagem do negócio.
Isso ocorre devido às regras definidas a seguir por Zairi e Sinclair (1995), sobre esse conceito:
1. BPM requer que as atividades principais sejam mapeadas e documentadas;
2. BPM cria foco nos clientes por intermédio de conexões horizontais entre atividadeschave;
3. BPM emprega sistemas de informação e documenta procedimentos para assegurar disciplina, consistência e continuidade de resultados com qualidade;
4. BPM utiliza mensuração de atividades para avaliar o desempenho de cada processo individualmente, bem como estabelece objetivos e níveis de entrega que podem incorporar metas corporativas;
5. BPM emprega o método de melhoria contínua para a resolução de problemas e a geração de benefícios adicionais;
6. BPM utiliza as melhores práticas para assegurar o atingimento de altos níveis de competitividade;
7. BPM emprega a mudança cultural, não se atendo apenas aos melhores sistemas de informação e à estrutura organizacional mais adequada.
BPM atualmente engloba os conceitos de Gestão, Tecnologia e Técnica e está sendo implementados em nível global por meio de associações nos diversos países, inclusive no Brasil. Wolf e Harmon (2012), em sua pesquisa, identificaram que as organizações continuam interessadas em BPM e estão investindo em projetos de processo, especialmente aqueles que procuram coordenar e gerenciar os esforços do processo em toda a organização.
O foco agora é o processo ponta-a-ponta.
Este é o conceito de “Gerenciamento por Processo de Negócio”.