Business Process Management (Metodologia BPM) é um conceito que
envolve gestão de negócio aliada à tecnologia da informação visando à
melhoria dos processos das organizações por meio do uso de métodos, técnicas e
ferramentas para mapear, analisar, modelar, publicar e gerenciar
processos operacionais, de apoio e de gestão, abarcando recursos humanos,
aplicações, documentos e outras fontes de informação, com o escopo de realizar
o alinhamento dos processos de negócios com a estratégia, os objetivos e as
cadeias de valores das organizações, através de práticas que, aplicadas, ajudam
a maximizar os resultados e o desempenho dos processos, e, com isso, fazer com
que as organizações tenham melhores resultados financeiros, vantagem
competitiva, redução de custos, otimização de recursos, e aumento da satisfação
dos clientes, uma vez que os produtos e os serviços também atingem um padrão
melhor de qualidade.
Toda organização atinge os seus objetivos através de processos – mesmo
que os processos não estejam claramente identificados para as pessoas da
organização, sempre haverá materiais ou informações que entram, são
transformados em produtos ou serviços, que saem e são entregues aos clientes (o
que nada mais é do que um processo). Neste contexto, mapear processos significa identificar, conhecer e documentar
a seqüência de atividades e os recursos utilizados em cada processo da
organização de modo a, através dos relacionamentos entre os processos, permitir
à organização enxergar os problemas e corrigi-los, a fim de aumentar sua
eficiência e, com efeito, melhorar o seu desempenho econômico-financeiro.
O Business Process
Management (BPM) – ou Gestão do Negócio por Processos – é, portanto, uma
forma organizada de se administrar um negócio, sempre na direção de seus
objetivos.
Mapeamento de
Processos
O Mapeamento de Processos é
um dos elementos da Metodologia BPM (Business Process Management) –
ou Gestão de Negócios por Processos –, que, além da descoberta
(mapeamento) dos processos da organização, abrange a documentação dos processos
que se quer mapear, a definição do nível de maturidade das atividades da
empresa, o plano de comunicação, o estado de automação dos processos, o
monitoramento dos processos através de indicadores de desempenho e de
qualidade, e, entre outros, a modelagem de processos para se estabelecer
um ciclo de melhoria contínua da organização com o objetivo de se atingir a
excelência operacional.
Modelagem de
Processos
Mapear processos de uma organização
normalmente requer entrevistas das pessoas que nela trabalham, análise da
documentação e registro das informações levantadas por meio de fluxogramas,
colocando-se no papel o que é feito, como é feito, quem faz, documentos,
materiais, recursos e equipamentos utilizados, enfim, ainda que o processo não
esteja sendo feito da melhor maneira.
É depois de mapear os processos da organização que
se implementa a fase de modelagem de processos, quando se discute
as oportunidades de melhoria identificadas no mapeamento de processos, reformulando os processos para
ajudar à organização a melhorar sua estrutura, seu fluxo de trabalho, o uso de
recursos humanos e materiais, a relação entre as pessoas, o treinamento de
novos funcionários, e tudo mais, principalmente se a organização optar por uma
administração baseada em gestão por processos, caso em que as
decisões passarão a ser tomadas em função dos resultados de monitoramento dos
processos por meio de indicadores de desempenho. Em uma gestão por processos, todos os processos, ou ao menos os
processos-chave, da organização deverão ser monitorados, acompanhados e
avaliados por métricas capazes de mostrar se o processo está indo bem ou não.
Uma organização sempre tem objetivos estratégicos, e destes objetivos é
que são desdobrados os indicadores de desempenho dos processos, cujos
resultados estão diretamente relacionados com o desempenho da organização.
BPM
O BPM – Business Process Management –, ou Gestão do Negócio por Processos, por meio de indicadores de
desempenho, fornece à administração do negócio uma visão global dos processos
da empresa e de seus resultados, possibilitando a tomada de decisões racionais,
com base nestes dados.