quinta-feira, 27 de junho de 2019

Fases de um projeto de mapeamento de processos BPM



Fase 1 – Definir equipes que possam apresentar a rotina de processos. Os participantes desse trabalho são principalmente as pessoas que realizam o processo no dia a dia. Recomenda-se também a participação de pessoas do processo fornecedor e do processo cliente.
Fase 2 – Identificar processos. Obter amplo conhecimento acerca da organização levantando as seguintes informações:
  • Estrutura organizacional, as atribuições de cada área e os principais gestores.
  • Estratégia de crescimento de cada setor.
  • Principais processos de negócio.
  • Principais indicadores de desempenho.
  • Sistemas de informações utilizados na organização.
  • Prioridades estratégicas de implantação de processos.
  • Estratégias de terceirização de processos.
Fase 3 – Identificar processos atuais. Levantar dados sobre as políticas que regem os processos, as tarefas executadas, tempos gastos nas atividades, quantidade de pessoas envolvidas em cada atividade, quem são os fornecedores e respectivos clientes internos e quais as suas interações. Nesta fase não é obrigatória a diagramação dos fluxos, um simples texto em português estruturado é suficiente para formalizar a fase.

Fase 4 – Analisar processo atual e propor melhorias. Análise crítica dos processos para detectar as causas dos problemas e as oportunidades de melhoria no processo. Fontes de problemas e oportunidades:
Ferramentas disponíveis:
Fase 5 – Mapear fluxos To Be. Desenvolver alternativas de solução para os problemas do processo. Avaliar cada alternativa em função dos seus impactos sobre:
  • Custo-benefício.
  • Prazo de implantação.
  • Quadro de pessoa.
  • Outros.
Também nesta fase:
  • Decidir pela melhor alternativa de melhoria.
  • Diagramar a nova versão do processo.
Fase 6 – Priorizar e Automatizar. Identificar os processos prioritários para implantação e automatização.
Definir estratégia de automatização:
  • Que fluxos serão automatizados no ERP?
  • Que fluxos demandam o uso de um sistema de apoio/controle?
Ainda nesta fase:
  • Adquirir software e hardware.
  • Definir controles para geração de evidências.
  • Divulgar e treinar pessoas.
  • Implantação efetiva e suporte assistido.
Veja neste vídeo como fazer a automatização de um processo de negócio mapeado na ferramenta HEFLO BPM. Crie sua conta grátis neste aplicativo para modelar, documentar e mapear processos!

Fase 7 – Monitorar, melhorar e expandir automatização. Realizar reuniões periódicas para acompanhamento de indicadores e sugestões de melhoria.
  • Criar processos para registro e tratamento de mudanças em processos.
  • Estabelecer um comitê de mudanças de processos.
  • Manter controle de versão de processos.
  • Identificar novos processos para automatização e repetir o passo anterior.