Roadmap - Roteiro de Mapeamento de Processos
É um roteiro de atividades da Equipe de processos
Ele é uma visão geral gráfica e de alto nível dos objetivos e entregas do desenho, mapeamento, modelagem e monitoramento dos processos apresentados em uma linha do tempo.
O Roadmap deve ser simples e livre de detalhes — uma representação visual da linha de tempo de execução das atividades da Equipe de Processos BPM & BPMN.
PROCEDIMENTOS
Conhecer o projeto: Reúne os componentes necessários para que a equipe técnica disponha das informações de contexto sobre o negócio. Podem ser considerados conteúdos como base conceitual sobre processos de trabalho.
Planejar o Projeto: Reúne os componentes necessários para a priorização do processo a ser tratado e definição do escopo do projeto de processo, ande será analisado a necessidade de mapeamento, desenho da visão AS_IS do processo. Não havendo a necessidade do mapeamento, desenho do processo AS_IS seguir para o mapeamento, desenho TO_BE.
Mapear os processos AS_IS: Desenhar/Mapear os processos como funcionam, detalhados no conjunto de atividades que os compõem e validados para garantir que o seu entendimento está correto. Nesta fase, o negócio da empresa é mapeado. Primeiramente é necessário conhecer a organização como um todo. Para isso, é desenhada a sua cadeia de valor, aonde são especificados os principais processos da empresa. Esses processos normalmente são classificados em três tipos: gestão, negócio e apoio ou suporte.
Analisar e diagnosticar os processos AS_IS: Reúne os componentes necessários para o aprofundamento da análise dos dados coletados na fase anterior e proposição de recomendações.
Modelar os processos TO_BE: Reúne os componentes necessários para construção da visão futura do processo ou de um novo processo.
Analisar e diagnosticar os processos TO_BE: Reúne os componentes necessários para o aprofundamento da análise dos dados coletados na fase anterior e proposição de recomendações.
Simular os processos: Os processos são simulados com base em medidas de desempenho. Primeiramente, são planejados os resultados quantitativos que o processo deve alcançar. Em seguida, utilizando uma ferramenta de simulação, o processo é testado para verificar se ele está sendo executado da maneira prevista ou se estão ocorrendo possíveis filas ou gargalos. Caso sejam detectados problemas, o processo pode ser alterado antes de ser disponibilizado para uso efetivo dentro da empresa. Quando o comportamento do processo estiver de acordo com o esperado, então ele poderá ser utilizado na prática.
Analisar e diagnosticar os processos: Reúne os componentes necessários para o aprofundamento da análise dos dados coletados na fase anterior e proposição de recomendações.
Planejar a implantação dos processos: Executar os processos são implantados e institucionalizados. Primeiramente, é necessário planejar como será essa implantação, considerando necessidades de treinamento, aquisição de software, implantação de novos sistemas, mudanças na estrutura organizacional, remanejamento da equipe e etc. A gestão da mudança vai auxiliar a organização a fazer as modificações de uma maneira que o impacto no dia-a-dia dos funcionários seja o menor possível. As mudanças devem ser vistas como algo positivo e não algo a atrapalhar e modificar o cotidiano de trabalho da empresa.
Implantar os processos: Reúne os componentes necessários para execução do plano de implantação.
Monitorar os processos: Monitorar os processos, acompanhar através de indicadores de desempenho previamente definidos para verificar se houve desvios. Caso os processos não alcancem os resultados esperados em relação aos indicadores definidos, é necessário tomar ações para controlar os desvios observados.