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Sabemos
que o controle é uma das principais funções administrativas, possuindo uma
participação vital que afeta a organização em todas as suas esferas, desde o
nível estratégico até o nível operacional. É com o controle e a mensuração que
o empreendedor pode verificar se as metas e os objetivos estabelecidos durante
o planejamento estratégico estão sendo seguidos, além, é claro, de conseguir
visualizar melhor se todos os processos implementados realmente são eficazes.
Acontece
que, em cada área de negócios, determinados indicadores específicos precisam
ser usados para obter os melhores resultados, de modo a otimizar ao máximo a
utilização de todos os recursos do empreendimento. Na área de Tecnologia da
Informação (TI), por exemplo, não é muito diferente. Por isso, resolvemos
trazer, nesse post, os 3 principais tipos de indicadores para serem aplicados
na sua empresa de TI. Confira logo a seguir!
Produtividade
Indicadores
de eficiência: evitando desperdícios
Todos
os indicadores criados para medir a eficiência terão como foco principal a
avaliação dos processos mantidos pela empresa. São, portanto, indicadores
internos, com a finalidade de medir a proporção de recursos consumidos com relação
à saída de processos. Simplificando, é verificar como se pode fazer mais, com
menos, evitando desperdícios no processo.
É fundamental verificar, por exemplo, quanto um processo deveria custar em um
plano ideal, para saber como a sua empresa está lidando com os recursos
disponíveis. Com essas informações, o empreendedor poderá fazer uma gestão
estratégica de custos, que nada mais é do que o estabelecimento de normas,
padrões e procedimentos para tornar todo o processo menos oneroso.
Qualidade
Indicadores
de eficácia: foco nos resultados
Esse
é o primeiro indicador focado para a avaliação de resultados. Quando nos
referimos a eficácia, estamos falando se as metas e os objetivos estabelecidos
no planejamento estratégico e tático foram cumpridas dentro do prazo
estabelecido. Quer um exemplo? Sua empresa pretende oferecer um serviço novo,
antes da concorrência, para atender as necessidades de um determinado público
(objetivo). Para isso, pretende investir em pesquisa e treinamento (metas).
Se
a sua empresa conseguiu completar todas as metas e, ao final, entregar o
resultado esperado, ela estará agindo com eficácia, ou seja, as ações
planejadas foram concluídas com sucesso. Evidentemente, para cada tipo de
projeto, determinados indicadores específicos precisarão ser traçados,
principalmente se a sua empresa atua com SaaS (Software as Service), que
envolve ainda os testes.
Impacto
Indicadores
de efetividade: indo além dos resultados
Por
fim, devemos ainda estabelecer indicadores relacionados à efetividade, cujo
foco também se dará sobre os resultados. Acontece que, diferente da eficácia,
nesse caso teremos que estabelecer indicadores com outra perspectiva, que não é
somente o atendimento de metas e objetivos. Aqui, estaríamos verificando qual foi
o real impacto das medidas definidas no planejamento.
Se
pegarmos o exemplo anterior como referência, teríamos que pensar nos seguintes
aspectos: com a oferta do novo serviço, meu público ficou mais satisfeito?
Consegui prospectar mais? Houve alguma diferença significativa na qualidade do
serviço prestado? Em outras palavras, não basta realizar com sucesso todas as
tarefas pré-estabelecidas, como também avaliar se essa medida realmente atingiu
o seu público da maneira esperada.