As tecnologias que possibilitam o BPM, abrangem um amplo especto de atividades, mas podem ser generalizadas como as que apoiam atividades não-estruturadas (como tarefas ad-hoc ou colaborativas) ou altamente estruturadas e frequentemente de natureza transacional.
Atividades não-estruturas ou de fluxo de trabalho humano são suportadas por ferramentas que se concentram no profissional da Tecnologia da Informação; atividades estruturadas (ou de processamento direto) são suportadas por aplicativos de negócios e middleware tradicionais de TI.
É importante procurar soluções de BPM abrangentes que:
- Suportem tanto atividades centradas em pessoas e de processamento direto.
- Ofereçam um framework de solução em vez de simplesmente uma solução pontual (precisando de várias soluções pontuais).
- Suportem padrões de processos que permitam a integração entre diversas plataformas e com diferentes aplicativos de negócios.
- Suportem a integração entre parceiros comerciais.
- Forneçam a usuários corporativos a capacidade de definir as regras comerciais que compõem os processos de negócios, sem programação de TI.
- Forneçam visibilidade dos processos de negócios, permitindo monitoramento e gerenciamento de eventos em tempo real.