Eis um dos assuntos que mais gosto de falar - Competências e Habilidades.
Digo isso porque nada substitui bom senso, honestidade, capacidade de se comunicar, organização e tantas características que fazem a real diferença no dia a dia do profissional.
Chego a dizer que para tais não existe certificação que baste.
É na prática mesmo que você sabe se o profissional serve ou não para fazer análise de negócios.
Vamos ver algumas dessas competências e habilidades?
Gostar de Resolver Problemas – Profissional de Análise de Negócios tem que ser metido a Sherlock Homes. Tem que gostar do desconhecido, tem que gostar de resolver quebra-cabeças, tem que gostar de resolver problemas. Veja bem, eu disse gostar de resolver problemas. É diferente de simplesmente resolver problemas. Quem no mundo em sã consciência sente prazer em resolver problemas? Parece algo meio masoquista, não é mesmo? Todavia, o profissional de análise de negócios precisa gostar e sentir prazer neste tipo de trabalho.
Gostar de Trabalhar com Pessoas – Pode parecer estranho, mas tem muito profissional que não tem a menor habilidade para lidar com pessoas. Não que isso seja de todo ruim, mas é parte fundamental do trabalho de análise de negócios. Gostar de trabalhar com pessoas significa ter paciência e saber compreender as pessoas de forma geral e sem restrições.
É preciso saber ouvir - Você sabe ouvir? Ouvir é assimilar as palavras ditas. Requisito é requisito. Plano é plano. Problema é problema. Escutar é bem diferente e requer treino. É isso mesmo! Requer treino. Escutar envolve ouvir e compreender o que está sendo dito. Escutar envolve prestar atenção. Quem escuta, ouve; mas quem ouve não necessariamente escuta.
Conhecimento da Organização - Conhecer a organização envolve entender como ela funciona, como faz para gerar lucro e como ela atinge suas metas. Para tal, o profissional de análise de negócios precisa facilmente identificar especialistas dentro da organização e manter estreita relação com os mesmos. São esses especialistas que constantemente serão consultados e fornecerão informações estratégicas para o trabalho da análise de negócios.
Sites, relatórios e toda aquela papelada que a gente acha que não serve para nada também ajudam o profissional de análise de negócios a entender como funciona a organização.
Comunicação - Tanto se fala em comunicação e pouco realmente se faz a respeito. Para poder se comunicar bem é preciso entender como as pessoas aprendem e como elas reagem às mudanças. Quer uma dica? Tire um tempinho para estudar os níveis neurológicos de Gegory Bateson e as oito etapas do processo de mudança de John P. Kotter. Comunicação eficaz é aquela em que todos os envolvidos conseguem se comunicar e entender um ao outro.
Facilitação e Negociação- Lembra que falamos no início deste livro o quão importante são as pessoas no trabalho da análise de negócios? Então pare para pensar alguns minutos na importância das habilidades de facilitação e negociação. Lidar com conflitos, identificar necessidades e interesses de cada pessoa na organização, compreender o impacto de suas decisões, tudo isso faz parte do dia a dia da análise de negócios. O Profissional de análise de negócios tem que desenvolver liderança para poder liderar as mudanças. Toda empresa está constantemente passando por mudanças. Arrisco a dizer que o profissional de análise de negócios é um dos agentes de mudanças mais importante na organização.
Visão Apurada - Chamo de visão apurada a compreensão de três vertentes da organização: negócio, operações e tecnologia. É mais do que conhecer a organização. Significa compreender, assimilar e sintetizar comportamentos, valores e estratégias. Ao trabalhar em um projeto, você consegue identificar os benefícios, quais metas e objetivos são atingidos com a conclusão do projeto? Essa visão apurada dá ao profissional essa compreensão. É compreender o todo e cada parte do mesmo.
Ao longo vamos conversando mais pessoal..!!
Obrigado..!!