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terça-feira, 17 de setembro de 2013
GERENCIAMENTO POR PROCESSOS
O crescente desenvolvimento de novas tecnologias, abertura de mercados e globalização da economia são responsáveis por uma nova tendência mundial, onde satisfazer as expectativas dos consumidores permite apenas que uma empresa continue no mercado, enquanto que superar as expectativas passa a fazer parte dos objetivos básicos de uma organização.
Por isso, cada vez mais, as empresas têm buscado a aplicação de novas técnicas e programas de melhorias, a fim de conquistar excelência empresarial e crescimento contínuo.
Atualmente, discute-se o sucesso e o fracasso de vários programas. Pesquisas tem sido realizadas com o objetivo de reconhecer os pontos fortes e fracos das metodologias, que visam o aumento da qualidade e satisfação do cliente. Uma conclusão que parece evidente é que não existe receita para a qualidade, nem receita para o sucesso de programas de melhoria. A realidade é que, muitos programas fracassam, pois encontram barreiras no gerenciamento de recursos humanos. O total envolvimento da gerência e de trabalhadores parece ser um ponto primordial para o sucesso de qualquer programa.
Outro ponto enfatizado por Feigenbaum é que empresas não estão dando a devida importância que a qualidade tem sobre a competitividade. O crescimento econômico depende da qualidade, pois relaciona clientes, trabalhadores e fornecedores. O uso de ferramentas adequadas pode levar empresas a tornarem-se competitivas mundialmente.