Vamos fornecer informações essenciais para profissionais de todas as áreas de atuação que querem entender os conceitos, fundamentos, termos, técnicas e tecnologias envolvidas com o BPM e BPMN2.0.
sábado, 29 de junho de 2013
O Novo Papel do Profissional de Processos
Frequentemente nos deparamos com questionamentos a respeito das habilidades e conhecimentos do Analista de Processos, também chamado de Analista de Negócios ou ainda de Analista de O&M (Organização e Métodos), o que nos leva a crer que não é clara a descrição do perfil para este papel e nem seja consenso no mercado à definição de suas atribuições e responsabilidades. A partir de uma visão ampla do que é a Gestão de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management), percebemos a necessidade de adequação nas responsabilidades deste profissional, cada vez mais necessário nas organizações.
Este profissional deve expandir a abrangência do seu papel atual, tendo como objetivo sempre a busca pela melhoria do resultado dos processos e, consequentemente, da empresa, procurando assim integrar os objetivos organizacionais com os objetivos dos processos da cadeia de valor da empresa. Para isto, é necessário que ele identifique e implante melhorias tanto nas atividades manuais (processos e pessoas) como também através de automações, tarefas estas que só se tornam possíveis mediante a integração e envolvimento no trabalho das áreas envolvidas. Assim, este novo papel não apenas sugere que o profissional execute suas atividades operacionais de mapeamento, mas que seja um multiplicador e motivador em toda a empresa da importância da Gestão de Processos de Negócio como uma iniciativa contínua de melhoria e parte integrante do modelo de gestão da empresa.